top of page

Alguns inventários do acervo já estão disponíveis. Eles descrevem folha a folha a documentação preservada nas caixas e pastas.

 

Inventário dos Livros de Assentamentos (1802-2015). Org. Luiza Sahara da Silva Santos.

A obra Inventário dos Livros de Assentamentos do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió traz a público a apresentação e descrição arquivística dos 1058 livros exaustivamente identificados e catalogados pela historiadora e arquivista Luiza Sahara da Silva Santos, abrangendo um amplo recorte temporal, de 1802 a 2015. Este trabalho técnico-científico é resultante da parceria entre o Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHis) dos cursos de História (graduação e pós-graduação) da Universidade Federal de Alagoas e a Arquidiocese de Maceió, através de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no acervo do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió (ACMM). Os assentamentos são os registros de batismo, casamentos, óbitos e crismas realizados no território da Arquidiocese de Maceió, estado de Alagoas, pela Igreja Católica Romana, como parte de sua ação pastoral e administradora dos tradicionais “bens de salvação”, mas também como agente institucional de registro civil do Estado, durante os períodos colonial e imperial. Trata-se, portanto, de fontes históricas consideradas clássicas na historiografia e também para as ciências sociais e a demografia, pois são fundamentais para o conhecimento das transformações populacionais, dos costumes, das redes de compadrio, da história da escravidão, da família, das relações de gênero e outros aspectos da vida social. O seu uso é metodologicamente desafiador, mas sempre com excelentes resultados. Muito ainda pode ser pesquisado e produzido em Alagoas a partir delas, e esperamos que este Inventário contribua para a ampliação do acesso e conhecimento dessa valiosa documentação.

A quase totalidade dos livros de assentamentos aqui apresentados encontram-se digitalizados através de parcerias estabelecidas pela Arquidiocese com a Sociedade Genealógica de Utah, em diferentes momentos. Assim, aos pesquisadores interessados é sempre possível consultar a documentação e manter por mais tempo sua integridade física, por vezes já muito abalada. Convidamos aos leitores para se deterem nas páginas seguintes, sem pressa, mas com espírito de curiosidade científica. Fontes históricas são indícios que instigam a reflexão e a problematização das condições concretas da nossa existência como sociedade humana, dos processos que atravessam os diferentes aspectos de nossa vida. Através delas podemos questionar o nosso passado a partir do nosso presente e, quiçá, projetar um futuro com equidade, justiça social e direitos.

​O livro pode ser adquirido em sua versão impressa diretamente com a Editora Olyver.

Inventário Geral (em andamento)

Processos de Ordenação (em andamento): 

A série Processos de Ordenação faz parte do fundo Chancelaria (Câmara Eclesiástica) do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió. É composto por 179 processos que cobrem o período de 1815 a 2006. A lista nominal pode ser consultada na sessão aqui

 

A digitalização dos processos iniciou-se em 2015, através do convênio técnico-científico com a Universidade Federal de Alagoas, utilizando as dependências do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica, CPDHis, dos cursos de História - Graduação e Pós-Graduação. Até o momento já estão disponíveis para os pesquisadores, alguns dos processos referentes ao século XIX. Eles podem ser consultados em pdf. Em breve toda a série estará disponível.

DELFINO JOSÉ DE OLIVEIRA (1849)

FRANCISCO DE BORJAS BARROS LOUREIRO (1852) 

JOSÉ HENRIQUE DE AMORIM (1815)

JÚLIO VESPASIANO AUGUSTO DA COSTA (1851)

MANOEL CORREIA DE ARAÚJO (1845)

 

 

Qualquer reprodução total ou parcial dos processos deve-se pedir permissão ao Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió.  O uso para pesquisa é livre, devendo-se somente fazer as devidas referências ao Acervo: ARQUIVO DA CÚRIA METROPOLITANA DE MACEIÓ.  Chancelaria. Processos de Ordenação, caixas 5, 6, 7 e 8.  Boa pesquisa!

inventario.png
bottom of page